Qual Profissão Escolher?

segunda-feira, setembro 22, 2014

Escolher a profissão que queremos seguir não é nada fácil, as vezes a gente pensa que sabe desde de criança mas quando atinge a época de escola, mais precisamente no último ano do Ensino Médio a cabeça da um nó e ficamos praticamente cegos. 


Imagem de quote, text, and you




Tem vários fatores que contribuem para toda essa mudança de opinião seja porque os pais não aprovam, ou a grana ta curta, medo de não gostar e acabar fazendo por fazer. Com certeza alguém vai se identificar com algum e para ajudar reunimos 8 amigos para falar sobre a escolha de suas profissões e quem sabe ajudar um indeciso que esta lendo.






Arquitetura e Urbanismo


André Souza Marujo
23 anos

A escolha da minha profissão foi algo que aconteceu muito cedo, por volta dos 12 anos, e de uma maneira muito engraçada, através de um jogo chamado The Sims eu me apaixonei pela construção de casas, e aquilo que parecia uma brincadeira acabou virando a minha profissão, e atualmente estou cursando o ultimo ano de Arquitetura e Urbanismo pela UNISO. É claro que apenas o jogo não foi suficiente, para seguir a arquitetura a minha aptidão para desenho e criatividade contaram bastante e facilitaram muitas coisas durante todo o curso, que tem uma grade curricular bastante diversificada, que vai das exatas como resistência dos materiais até as humanas como história da arte no Brasil por exemplo. Hoje estou abrindo um escritório de arquitetura em sociedade com alguns amigos e estamos cheios de serviços, sinal que o mercado para esse tipo de profissional ainda está em acensão.


Odontologia

Bruno César de Almeida
22 anos

Primeiramente acredito que tive uma forte influência involuntária dos meus pais na escolha de qual carreira seguir, pois os mesmos trabalham na área da saúde, são farmacêuticos. Sempre gostei muito de ciências e sempre apreciei muito as artes. Acredito realmente que a odontologia é a "filha" da medicina com a arte. Na faculdade temos que aprender sobre medicamentos, cirurgias, doenças mas, também aprendemos sobre materiais, fotografia, escultura e proporções humanas. Para ser dentista uma característica imprescindível é a paciência, pois lidamos com todo tipo de pessoa e cá entre nós, ninguém curte muito ir ao dentista né? Hoje sou completamente apaixonado pela odontologia. É realmente um prazer trabalhar com a curva mais bonita do corpo humano: o sorriso.

Design de Moda

Bruna Precoma
20 anos

Estou no terceiro ano de Design de Moda e a minha história com esse curso é meio engraçada. Em 2011 era meu terceiro ano, ano de fazer vestibular e pensar que finalmente eu iria estudar o que realmente gosto e esse foi o meu problema. Eu não sabia qual curso eu queria, cheguei a fazer uma lista com 15 cursos que eu gostava hahaha a lista variava de design, medicina até relações internacionais. Então coloquei na cabeça que não iria tentar nada, afinal não tinha a mínima ideia do que escolher, mas, a fofa da minha mãe resolveu fazer inscrição sem eu saber, colocando Design de Moda como primeira opção e gastronomia como segunda.

Resumindo, eu passei, comecei o curso em 2012 sem estar muito animada, primeiro semestre foi difícil, quase desisti, achava que aquilo não era pra mim, mas depois tudo “andou”. Hoje não consigo imaginar fazer outro curso que não seja design. Estudar, pesquisar criadores, se inspirar, costurar, aprender a desenhar, desenvolver produtos e ver o resultado final é gratificante, perceber que posso transformar uma peça simples em uma peça desejo de consumo é muito legal. Agora só posso agradecer a minha mãe, por ter me “obrigado” a começar a faculdade.



DJ

Renan Moraes
25 anos

Foi por acaso, um amigo começou a organizar festinhas e me chamou pra ajudar a organizá-las, aí aprendi como mexer na pickup, quando fui dar conta estava sendo convidado pra fazer testes em baladas aqui em Sorocaba, porque nessas festas eu "atacava como DJ".

Gosto muito de música e sempre quis passar música pros outros de alguma forma. Com o passar do tempo os donos dessas baladas gostaram do que eu estava fazendo e decidiram me chamar pra tocar como DJ residente, e é assim que levo a vida há quase 8 anos, que foi a primeira vez que discotequei.


Fotógrafo

Bruno Bezerra
25 anos

Desde pequeno eu sempre fui bem interessado por arte, principalmente por música e desenho. E eu já sabia que era com isso que eu queria trabalhar. Algo que sempre me deu pavor era pensar em trabalhar em alguma fábrica apertando parafusos. Passei boa parte das aulas no colégio desenhando nos cadernos e criando personagens pras minhas histórias.

Quando eu comecei a estudar desenho já tinha definido com o que eu iria trabalhar, desenhando histórias em quadrinhos. Meu pai sempre teve um interesse muito grande por fotografia e costumava usar meu irmão e eu, ainda crianças como cobaias para seus testes de foto e vídeo.

Nós crescemos cercados por negativos de filme e fitas com imagens de nós pulando na cama e também de nossas viagens.Somente no final da minha adolescência meu pai acabou comprando uma câmera DSLR, eu curioso comecei a fuçar e aos poucos fui substituindo o jeito de contar histórias, do papel e lápis para a câmera nova.Já fazem 7 anos desde a minha primeira pesquisa na internet sobre como funcionava uma câmera.

Desde então eu comecei a me especializar em fotografar casamentos de um jeito criativo, fugindo do arroz com feijão que sempre definiu esse tipo de fotografia e também em ensaios femininos onde eu tento extrair ao máximo a beleza das modelos.

E o que mais encanta na fotografia, com certeza é o jeito como as imagens conseguem contar e guardar histórias para as próximas gerações.

Quer conhecer o trabalho do Bruno? Entre no site
 http://brunobezerrafotografia.com

Ilustradora

Gizelle Sousa
25 anos

Eu sempre gostei de desenhar, toda criança gosta. mas para falar a verdade nunca pensei que um dia fosse trabalhar com isso. No começo queria fazer da minha arte um hobby tanto que fui para outra área que eu gosto, me formei em psicologia e trabalhei um pouco com isso. Mas no fim, o que me fez ganhar dinheiro e me sentir bem com o trabalho foi a arte. E a descoberta foi assim meio que gradual, eu comecei fazendo desenho de um amigo, ilustração para alguém da família, comecei a conhecer pessoas que trabalhavam profissionalmente com isso. Passei a estudar mais sobre desenhos e outras técnicas e no fim decidi me entregar de cabeça a carreira.


Conheça o trabalho da Gizelle
https://www.facebook.com/sousagizelle

Publicidade e Propaganda

Isabella Marques
20 anos

Eu sempre fui o tipo de pessoa que cansa rápido das coisas. Logo no final do ensino médio, vivia em uma rotina de escola e trabalho e no meu tempo livre, nunca fazia as mesmas coisas. Depois do ensino médio, entrei no cursinho pré-vestibular pois tinha decidir que faria Direito. Achava interessante a ideia de passar em um concurso e trabalhar em um lugar como o que o meu pai trabalha. Engano meu. Aquela não era a minha área. Meu cursinho era anual e na metade do ano, desisti do vestibular para Direito. Passei mais 4 meses tentando descobrir o que queria. Fui analisando todos os cursos que tinham a ver comigo. Demorou, mas um dia, bem do nada, decidi que faria Publicidade e Propaganda. Na época minha mãe era um pouco contra a ideia, mas acabou aceitando. Foi então que comecei o curso. E hoje posso dizer que foi uma das melhores escolhas que fiz em minha vida. Logo no segundo período comecei a estagiar e hoje trabalho na área de marketing de uma outra faculdade da minha cidade. Ao longo do curso fui descobrindo que há várias áreas em que posso atuar. Quero muito seguir na parte artística e criativa, e até lá tem muito chão. Só sei que cada vez mais quero aprender e buscar o que me faz feliz. E foi pelo meu curso que comecei esse caminho!

Medicina Veterinária

Caio Deltreggia Sartori
21 anos

A Medicina Veterinária é um aprendizado, fora do comum. Desde criança sempre tive muito contato com os animais, especialmente com cães e gatos. Como tenho uma tia veterinária, passava as férias na clínica a auxiliando. Mas sempre quando chegava algum paciente de emergência, eu não era desses de sair com medo e tentar esquecer aquela cena do cachorro em estado grave e os donos desesperados. Eu queria ajudar, fazer algo para amenizar a dor do animal. Coisa que muitas crianças com seus 12, 13 anos não fariam. Então quando fui amadurecendo, logo pensei “É isso que eu quero pra minha vida, ajudar aqueles que muitas das vezes, sofre em silencio, que não fala. Mas que em troca, oferece o maior gesto de gratidão... Uma lambida e um abano de rabo!”

Sou muito grato por estar cursando a Medicina Veterinária, porque cursar 5 anos de um curso, o que mais se precisa é motivação, mas quando é para falar de motivação é só pensar nos pacientes, de 4 patas e um monte de pelo que vai grudar no jaleco todo, é a melhor sensação do mundo. Não é algo que é para pensar visando no lucro e sim no amor e carinho pelos animais. Porque o lucro é dependente apenas do esforço e dedicação para com o trabalho, e me dedico de corpo e alma pela Medicina Veterinária.

“Ver um animal sofrendo não me deixa triste, me deixa triste é vê-lo sofrer e não poder ajudar”. Foi com essa frase que eu iniciei minha vida na Medicina Veterinária, e pretendo leva-la comigo até meu último suspiro.


A vida leva a gente para caminhos inesperados, conforme o tempo passa amadurecemos (e muito), coisas podem acontecer que mudam completamente a sua opinião e também pode definir qual o caminho profissional você realmente deveria estar. Demos exemplos mas o importante é seguir o coração e fazer da sua escolha a melhor e depois de um tempo você vai ter o prazer de falar tudo sobre o que você faz assim como a galera que participou do post. Espero que tenham gostado até o próximo Box 8. 


Todas as fotos utilizadas neste blog são retiradas do Google, We Heart It ou aquivo pessoal. São escolhidas de acordo com o tema da postagem. 

Veja Também:

0 comentários

Formulário de contato